Oficina de Redação

Jovens e suas ideologias no século XXI
       
       A ideologia juvenil predominante no século XXI é bastante vasta e diversificada, pois os gostos e costumes também o são. Portanto, pode-se tomar como exemplo a homofobia e os diferentes tipos de preconceitos, o sexo e as drogas, as culturas e etnia, etc. Estes são os conceitos mais presentes no cotidiano jovial.
          O conceito de ideologia é considerado como um conjunto de ideias de crenças, de culturas, entre muitas outras coisas, presentes em um texto, ou nas ações e falas do cotidiano. O medo de expressá-las é tão simples quanto o modo  de encontrá-las, basta observar a ideia que o autor está transmitindo.
            O comportamento de muitos jovens reflete suas ideologias. O bullying e a agressão são consequências de uma ideologia preconceituosa, na qual a falta de compreensão e individualismo geram um caos na aceitação da existência do outro.
           A juventude tem como ideologias principais: a crença e a cultura. Estas são os principais assuntos de debates e as principais inspirações do "ISLAM Resistência", batalha realizada entre poetas com o microfone aberto para a leitura de textos de sua própria autoria.
             Há uma discussão interminável entre os que creem em Deus e os que não creem, entre os que idolatram uma ideologia cultural e os que idolatram outra, chegando em casos em que há a presença da agressão verbal e muitas vezes física.
            São inúmeros os tipos de ideologia presentes no mundo dos jovens e adolescentes. Assim, como são inúmeros os tipos de gostos dos mesmos, os quais são muito peculiares. Porém, não devem deixar a ambição de sempre querer estar certos, torná-los ignorantes.

                                                                                             Ana Marcela, 1° ano     

O grupo fortalece o indivíduo?

Organização e resultados 

          Na história, nota-se que as conquistas mais marcantes foram alcançadas por meio de greves e manifestações populares; então, torna-se evidente a importância da formação de grupos e suas organizações baseadas em determinados objetivos.
           As manifestações em massa expõem a liberdade da sociedade de opinarem e mostrarem suas satisfações, ou insatisfações perante algo. Em cada situação faz-se necessária a análise: se o grupo irá fortalecer o indivíduo, ou se o indivíduo portará sentimentos individualistas, enfraquecendo o conjunto.
          Ao realizar um paralelo entre situações positivas e negativas, dentro de um grupo, há inúmeras possibilidades de intervenções, assim como coletivos que trabalham em projetos sociais. O "Urbz" é exemplo de um projeto que tem alcance mundial e atua na comunidade de Paraisópolis-SP, desenvolvendo reconstruções de casas periféricas.
    Como aspectos negativos dessa tática de organização pode-se citar: intolerância, expansão de preconceitos, disputas e discussões sobre metas e, consequentemente, menor rendimento em relação ao tempo.
     Portanto, algumas medidas devem ser tomadas para que haja um bom desempenho conjunto, como manter sempre o respeito, estipular limites e, definir objetivos; fazendo assim, que se produza uma melhor organização e, consequentemente, melhores resultados. 
        
                                                                                               Anna Lívia - 2°ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Comente aqui!